
O Senado Federal concederá o Diploma Bertha Lutz a 19 personalidades em reconhecimento à atuação na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil. Entre as homenageadas deste ano estão as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em drama, foi indicada ao Oscar por sua atuação em Ainda Estou Aqui (2024), filme brasileiro premiado como melhor filme estrangeiro. Sua mãe, Fernanda Montenegro, também integrou o elenco da produção.
A cerimônia de entrega do diploma está marcada para 27 de março, às 10h.
A indicação de Fernanda Torres foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que destacou a contribuição da atriz para a promoção da equidade e a defesa das pautas femininas.
“A indicada possui trajetória destacada na promoção da equidade e na defesa das pautas femininas, sendo referência em sua área de atuação”, afirmou a senadora.
Já Fernanda Montenegro foi indicada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Em 1999, a atriz foi a primeira brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz por sua performance em Central do Brasil. Ela e Fernanda Torres são as únicas brasileiras a receberem essa nomeação da Academia de Hollywood.