
Nesta segunda-feira (2), a Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene em celebração ao 135º aniversário da Polícia Civil do Estado de Sergipe. O evento foi proposto pela deputada federal Delegada Katarina Feitoza (PSD-SE), em reconhecimento à história e aos relevantes serviços prestados pela instituição à segurança pública sergipana.
Fundada em 28 de novembro de 1889, a Polícia Civil de Sergipe é referência nacional no combate à criminalidade. Nos últimos anos, apresentou reduções significativas em índices de violência, como homicídios (-22,1%), latrocínios (-54,5%) e roubos de veículos (-54%), segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Esses resultados refletem investimentos em modernização, novos equipamentos, ampliação das equipes e a criação de delegacias especializadas, como o plantão de gênero 24 horas em Aracaju.
Em seu requerimento, Katarina destacou a importância histórica da instituição e sua capacidade de adaptação ao longo do tempo. “Esses avanços são fruto de um trabalho integrado, que tem colocado a Polícia Civil de Sergipe como referência nacional. Em 135 anos, a instituição tem se reinventado para proteger nossos cidadãos e reduzir a criminalidade no estado”, afirmou a parlamentar, que foi Delegada Geral da Polícia Civil por oito anos.
A homenagem também reforçou o compromisso com o fortalecimento das políticas de segurança pública e com o reconhecimento do trabalho dos profissionais que atuam diariamente para garantir a proteção da população sergipana.
Presenças
Delegado Geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro Barbosa; o Coordenador Geral do Sistema de Inteligência de Sergipe, José Enephanio Cardoso; o Coordenador Geral Operacional da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior de Sergipe, Fábio Luiz Silva; a Secretária de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Cruz Pessoa; o Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coronel José Pereira; a Oficial Investigadora, Kátia Emanuelle; e o Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos.